O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) a partir de janeiro de 2024, implementará medidas para bloquear pagamentos do Bolsa Família em casos de irregularidades no CPF ou no CadÚnico.
A medida Será Aplicada Visando garantir a correta Destinação dos recursos do programa, evitando fraudes e garantindo que as famílias que realmente necessitam sejam beneficiadas.
Podem levar ao bloqueio do pagamento as Seguinte irregularidades:
Beneficiário com CPF suspenso, cancelado ou com divergência de Dados ou Titularidade na Receita Federal;
CadÚnico, com Dados inconsistentes ou incorretos como renda familiar, endereço, ou até mesmo a composição familiar.
Oque Fazer para evitar o bloqueio do pagamento?
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem verificar e regularizar possíveis pendências junto à Receita Federal e, posteriormente, atualizar seus dados cadastral no CadÚnico.
A verificação do CPF pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, onde o beneficiário poderá consultar sua situação e seguir os procedimentos necessários para regularização, caso haja alguma irregularidade.
A atualização dos dados no CadÚnico pode ser feita por meio do aplicativo Meu CadÚnico. ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRÁS).
Por meio de mensagens nos extratos de pagamento do Bolsa Família, nos aplicativos do programa e no Caixa Tem, O governo comunicará as famílias sobre a situação de seu CPF e fornecerá informações adicionais Como Proceder e obter mais informações.
O MDS disponibiliza canais de atendimento, como o telefone 121, Para esclarecer dúvidas e obter mais informações.
Qualquer suspeita de irregularidade o pagamentos será Bloqueado até que a pendencia seja Solucionada obedecendo o Prazo, a medida é importante para combater fraudes e garantir que o programa alcance o seu objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.